sexta-feira, 25 de maio de 2007

Filme chileno coleciona prêmios em festivais

Play, de Alicia Scherson, participa de mostra não-competitiva no FAM 2007A Mostra de Longas Mercosul apresenta no terceiro dia do FAM 2007 o filme chileno Play, de Alicia Scherson. Filmado em 2005 na capital Santiago, teve Argentina e França como países co-produtores. Ao todo, recebeu 12 prêmios em festivais por todo o mundo, além de ter sido indicado pelo Chile como representante no Oscar 2006. Também foi indicado pela Academia Mexicana como melhor filme ibero-americano para o Prêmio Ariel.

Trata-se de uma história de almas-gêmeas num conto urbano contado com um olhar social atento sobre a cidade de Santiago. Cristina (Viviana Herrera) veio do campo para cidade, onde trabalha cuidando de um idoso. Divide seu tempo entre passeios e jogos eletrônicos. Tristán (Andres Ulloa) é um arquiteto deprimido, que perdeu a mulher, o trabalho, e mais recentemente a sua mala. Cristina encontra a mala roubada de Tristán e, através de seus pertences, o conhece e começa a segui-lo instintivamente. O encontro dos dois é o clímax da narrativa. O título Play pode se relacionar tanto com a importância da música no filme quanto com o papel dos jogos na vida de Cristina.

Encontro dos personagens de Play



PRÊMIOS de PLAY

Tribeca Film Festival (Nova York, USA, 2005)
Melhor Direção Emergente

Festival de 3 Continentes (Nantes, França, 2005)
Prêmio do Público

Festival des Films du Monde (Montreal, Canadá, 2005)
Prêmio do Público – Glauber Rocha

Santiago Festival Internacional de Cine SNAFIC (Chile, 2005)
Prêmio do Público

Festival de Cine de Valdivia (Chile, 2005)
Melhor Atriz
Melhor Música


Cero Latitud Festival (Quito, Ecuador, 2005)
Prêmio Especial do Júri

Festival de La Habana (Cuba, 2005)
Melhor Opera Prima

Premios Pedro Sienna (Consejo de la Cultura, Chile 2006)
Melhor Filme 2005
Melhor Direção
Melhor Direção de Arte
Melhor Figurino

Site Oficial : http://www.playmovie.co.uk/

quinta-feira, 24 de maio de 2007

O futuro do passado do audiovisual

Iniciativas revelam preocupação mundial com a preservação da memória do cinema

Os fundadores do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB), Myrna Silveira Brandão e Carlos Augusto Brandão, comandam no segundo dia do FAM 2007 painel sobre preservação da memória do cinema brasileiro. Será lançado o livro Memória da Memória – Uma História do CPCB. A entidade foi criada há 35 anos para restaurar obras fundamentais ameaçadas pela ação do tempo.

O consagrado diretor americano Martin Scorsese inaugurou entidade semelhante no Festival de Cannes deste ano. A World Cinema Foundation foi criada por Scorsese com o objetivo de arrecadar fundos para a restauração de filmes antigos. Na cerimônia de lançamento da fundação, em Cannes, três filmes foram escolhidos para serem exibidos na seção Cannes Classics. Um deles foi o brasileiro Limite, dirigido e escrito por Mario Peixoto em 1930.


Cena de Limite (1931),
uma das maiores referências
do cinema mudo nacional,
exibido em Cannes 2007.










Exibido pela primeira vez em 1931, Limite tornou-se, ao longo dos anos, um filme cult lendário. Pode ser considerado a primeira e única referência para filmes brasileiros experimentais do cinema mudo. A primeira restauração de Limite ficou pronta em 1977. A nova restauração vem sendo realizada há mais de cinco anos pelo Arquivo Mário Peixoto, com o apoio da Cinemateca Brasileira, Funarte e VideoFilmes.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Curtas do FAM 2007

O curta-metragem é um grande foco de experimentação e pesquisa de linguagem no cinema dos países do Mercosul. Muito mais do que um espaço de aprendizado para jovens cineastas ou simples cartão de visitas para a produção posterior de um longa-metragem, o curta é uma linguagem livre e autônoma que revela a diversidade de estilos e temáticas da produção audiovisual da região. O FAM 2007 apresentará nas mostras de curtas uma seleção especial da produção recente do formato.





76/... curta argentino de Lucas Schiaroli










Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba,

documentário de Thomaz Farkas e Ricardo Dias.


Yansan é uma animação de Carlos Eduardo Nogueira.




Por Causa do Papai Noel,
de Mara Salla,
obra catarinense na
Mostra Infanto-Juvenil.




Em breve no site do FAM 2007, você poderá encontrar a programação completa da Mostras e das outras atividades do Florianópolis Audiovisual Mercosul.

terça-feira, 22 de maio de 2007

O cinema de Beto Brant

O que esperar do novo filme de Beto Brant? Certamente um filme impactante, uma narrativa envolvente e ágil, personagens densos e dúbios e um certo atordoamento dos sentidos após a sessão. Foi assim com seus longas anteriores e estamos ansiosos por seu cinema visceral na noite de abertura do FAM 2007, em 01 de junho.


Os Matadores (1997) foi a estréia do diretor. Contando a história de assassinos de aluguel na fronteira com o Paraguai, Brant já dava sinais do barulho que ia fazer no cinema brasileiro recente.

















Ação Entre Amigos (1998) A força do cinema de Brant questionando a ditadura.











O Invasor(2001).
A consagração de uma obra pulsante.





Crime Delicado (2006).
Mudança de perspectiva em um filme que é um elogio apaixonado à imperfeição.
















Dia 01 de junho Florianópolis confere Cão sem Dono, o novo Beto Brant, em parceria com Renato Ciasca.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

O cinema argentino no FAM 2007

Há muito o cinema de nuestros hermanos argentinos nos dá provas de seu rigor técnico, da inventividade de suas histórias e do desempenho emocionante de seus atores.
Apresentando sempre obras imperdíveis, raramente vistas em cartaz nos cinemas brasileiros, os cineastas argentinos costumam representar a força da cinematografia de seu país nas edições do FAM. E nesse ano não será diferente.




Detrás del sol, Más Cielo.Visitem o site da produção em www.detrasdelsol.com.ar


Na Mostra de Longas Mercosul, os representantes argentinos fogem do grande centro produtor que é Buenos Aires e investigam linguagens regionais próprias, caso de Luz de Invierno (filmado em Salta, Norte da Argentina) e Detrás Del Sol, Más Cielo (da região de Misiones).



Carla Galarza e Alberto Benegas em Luz de Invierno.
Detalhes da produção no site do realizador http://alejandroarroz.com

Além destes, o polêmico documentário No A Los Papelones, de Eduardo Montes-Bradley toca em questões ambientais de uma forma contundente.



Os pseudo-ambientalistas são alvo da investigação de No a Los Papelones, mais uma atração argentina no FAM 2007 .

Filmes argentinos para encantar o público do FAM 2007.

domingo, 20 de maio de 2007

Os curtas de Barcinski

No dia 06 o FAM 2007 vai exibir Não Por Acaso, o primeiro longa de Philippe Barcinski.

Philippe Barcinski nasceu no Rio de Janeiro em 1972. Começou a trabalhar como estagiário de direção em cinema aos 14 anos de idade no filme "Leila Diniz" de Luis Carlos Lacerda. Na universidade, dirigiu seus primeiros curtas-metragens, "A Escada" e "A Grade", recebendo diversos prêmios, entre eles, o de melhor filme em Brasília e o prêmio especial do Juri em Gramado. Dirigiu mais três curtas, "O Postal Branco", "Palíndromo" e "A Janela Aberta". Juntos, os filmes ganharam mais de 40 prêmios em festivais como Chicago, São Francisco e México, e foram vendidos para mais de 10 canais de televisão como o Canal Brasil, Chanel Plus, Channel Four e o Sundance Channel.

Os curtas de Barcinski se caracterizam pelo intrincado jogo de lógica e memória em que os personagens (e os espectadores) se envolvem e pelo apurado manuseio dos elementos da linguagem cinematográfica usados pela direção para contar histórias simples de forma surpreendente.





Eucir de Souza em
Palíndromo:
narrativa ao contrário.







A brilhante carreira de Barcinski na direção de curtas-metragens gera uma enorme expectativa para seu primeiro longa, produzido pela O2 de Fernando Meirelles.

Prepare-se para Não Por Acaso assistindo os curtas que revelaram o trabalho de Barcinski:

Em "A Janela Aberta" Enrique Diaz tenta se lembrar se fechou a janela, o que é o ponto de partida para um quebra-cabeças mental irresístível.


A Janela Aberta (2002)

Veja no Porta Curtas: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1550

"Palíndromo" conta o dia em que um homem simplesmente perde tudo, só que de trás pra frente.



Palíndromo (2001) no YouTube